RETROSPECTIVA: Relembre os momentos marcantes do Instituto Quindim em 2020

Updated: Feb 5


Em janeiro, Instituto inaugurou sua nova sede, no centro de Caxias do Sul (RS). Crédito: PatiProduções

Para marcar a despedida de 2020, o Instituto de Leitura Quindim publicou em suas redes sociais, de 29 a 31 de dezembro, uma retrospectiva dos momentos mais marcantes do ano. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus, o rinoceronte mais querido do Brasil buscou se reinventar. Essa história, que foi contada originalmente em oito capítulos, foi reunida na íntegra para o Blog do Quindim. Confira a seguir:


JANEIRO


Depois de 14 meses ocupando um salão no Centro Cultural Moinho da Cascata, o Instituto Quindim estabeleceu uma parceria com a GCI Empreendimentos, mudando-se para o 6º andar do Pátio Eberle, edifício histórico localizado no centro de Caxias do Sul (RS). A mudança teve como principal objetivo democratizar o acesso da comunidade ao acervo de 6 mil livros infantis, juvenis e teóricos escolhidos por especialistas da área. Além da biblioteca com palco para apresentações, a nova sede conta com recepção, sala de exposições e área administrativa.


MARÇO


Com mais de 70 livros publicados, diversos prêmios na bagagem e um histórico de luta no movimento feminista, a escritora, jornalista e artista plástica Marina Colasanti palestrou na abertura do seminário “Entre a Espada e a Rosa”, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A autora também foi homenageada com a exposição “Marina, a moça tecelã”, que ficou em cartaz ao longo de março. A programação, que se estendeu de 04 a 08 de março, reuniu mais de 30 mulheres destaques em suas áreas de atuação para debater o feminino sob diferentes aspectos: presença na literatura, mercado de trabalho, violência doméstica, desafios da maternidade… Todas as mesas temáticas foram formadas exclusivamente por mulheres, debatedoras e mediadoras.


MARÇO-ABRIL


Com a chegada da pandemia de coronavírus ao Brasil, o Instituto Quindim precisou se reinventar. Em apenas dois meses, colocou no ar seu site oficial, oferecendo cursos online, disponibilizando produtos da loja para venda via internet e produzindo conteúdo de qualidade para o Blog do Quindim. Outra novidade foi o lançamento do canal colaborativo do Instituto no YouTube, juntamente com a campanha Todxs Contra Coronavírus, que convidou artistas, contadores de histórias, professores e outros profissionais para gravarem vídeos com conteúdo diversificado para todas as idades. A ideia é que crianças, adolescentes, pais e educadores continuassem perto do Quindim, mesmo em suas casas, no computador.


ABRIL-DEZEMBRO


As lives, que serviram de companhia para milhões de pessoas neste ano, também estiveram presentes por aqui. A primeira temporada do projeto Quindim Entrevista, que iniciou em abril e seguiu até dezembro, trouxe ao público uma série de bate-papos com artistas e especialistas para falar sobre arte, literatura infantil e juvenil, educação, infância e cultura.


Ao longo do ano, o projeto recebeu importantes nomes nacionais e internacionais: Walcyr Carrasco, André Neves, Lilia Schwarcz, Yolanda Reyes, Ali Boozari, Mariana Massarani, Piet Grobler, Adolfo Córdova, João Carrascoza, Ninfa Parreiras, Anabella López, entre outros. Os encontros tiveram mediação de Volnei Canônica, Roger Mello, Adriana Camêlo Lucena e Vânia Marta Espeiorin e foram transmitidos pelo Instagram. Agora, os bate-papos também estão sendo disponibilizados no formato podcast, disponível nas principais plataformas de streaming.


JULHO-SETEMBRO


Mesmo durante a pandemia, o Instituto promoveu um curso inédito para mais de 180 professores que atuam ou querem desenvolver projetos em bibliotecas escolares. A formação, de 40 horas, com diferentes temáticas, reuniu painelistas de várias partes do Brasil, uma parceria do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Instituto Quindim com a Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul. O ano também foi marcado pelas parcerias firmadas com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para duas turmas da “Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária” e com o projeto Libris da Universidade Federal de Goiás (UFG).


MAIO-DEZEMBRO


Em virtude da pandemia de coronavírus, o Instituto Quindim ampliou sua presença na internet e nas redes sociais, oferecendo cursos online para formação de professores e profissionais ligados à área do livro e da leitura, por meio de seu Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). Além das duas turmas da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil, parceria com a Universidade de Caxias do Sul, foram oferecidos oito cursos pela internet:

  • Maria Colasanti: a autora, a obra, a ideia

  • Infâncias e histórias: um percurso da literatura para crianças

  • A obra de Lygia Bojunga: um bordado literário

  • Mulheres Artistas: das lacunas aos espaços ocupados na arte dos séculos XX e XXI

  • Labirintos e Pequenas Verdades: o livro, a leitura, a literatura e a biblioteca

  • Mediação em Leitura Literária: uma conversa sobre Direitos Humanos

  • Violência Sexual na Literatura: onde anda o Barba Azul?

  • O Narrador e as Visualidades: recursos criativos para contar histórias


NOVEMBRO


A lei municipal 8.561/20, que declara de utilidade pública o Instituto de Leitura Quindim, foi sancionada pelo prefeito de Caxias do Sul (RS), Flávio Cassina, no dia 05 de novembro. O projeto, apresentado pela vereadora Denise Pessôa, havia sido aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em setembro.


Idealizado por Volnei Canônica, o Instituto Quindim foi fundado em 19 de setembro de 2014, como Centro de Leitura, com a proposta de democratizar o acesso de crianças, jovens e adultos à literatura infantil e juvenil, além de conteúdos teóricos sobre a temática. Em seis anos de história, o Quindim participou de feiras e festivais literários, promoveu dezenas de eventos com artistas nacionais e internacionais, lançou o Clube de Leitura Quindim, se transformou em Instituto, inaugurou sua própria sede e, sobretudo, estabeleceu forte vínculo afetivo com a comunidade leitora.


JANEIRO-DEZEMBRO


O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Leitura Quindim ao longo do ano foi reconhecido pela imprensa. Nossas ações ganharam destaque em veículos regionais e nacionais. Agradecemos aos seguintes veículos que deram espaço à defesa do livro e à promoção da leitura em 2020: Folha de S. Paulo, Jornal Rascunho, Revista Quatro Cinco Um, Revista Crescer, Correio Braziliense, Correio do Povo, PublishNews, RBS TV, Jornal Pioneiro, Rádio Caxias, Tua Rádio São Francisco, UCS FM, Jornal Ponto Inicial, Jornal Nosso Bem Estar, Bitcom, Jornal O Florense, Gramado Magazine, Portal Silvana Toazza e Página Impressa.


Nosso agradecimento especial à equipe da AdriSilva Agência de Conteúdo, que faz a assessoria de comunicação do Instituto Quindim.


Leia também:

NATAL LITERÁRIO SOLIDÁRIO ENTREGA LIVROS PARA 530 CRIANÇAS EM CAXIAS DO SUL

CURSO ONLINE PERCORRE AS MÚLTIPLAS FACETAS DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim