Frequentadores do Instituto Quindim ganham nova opção de atividade educativa

Updated: Feb 9


Caminho Histórico Pátio Eberle reúne 15 painéis fotográficos. Crédito: Eduardo Mangoni / Divulgação

As famílias que frequentam o Instituto de Leitura Quindim têm agora uma nova opção de atividade educativa. Desde dezembro, a exposição permanente Caminho Histórico Pátio Eberle conta, por meio de painéis fotográficos autoexplicativos, a trajetória do conjunto de prédios que sediou a antiga Metalúrgica Abramo Eberle e sua relação com a comunidade de Caxias do Sul (RS).

Os 15 painéis são divididos em décadas. Uma linha do tempo mostra o edifício, tombado em 2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), como testemunha de vários acontecimentos importantes da cidade ao longo do século XX.

A curadoria do projeto resulta de uma pesquisa realizada pelo jornalista Rodrigo Lopes. O trabalho buscou destacar a importância do prédio no contexto econômico-social de Caxias do Sul desde o início do século passado, ainda com as edificações em madeira, até a chegada do moderno edifício em alvenaria no estilo Art Déco, na década de 1940.

“Trata-se de um símbolo do Centro, um ponto de referência da cidade, um lugar que remete a várias lembranças. Agora, com a chegada do Pátio Eberle, uma nova história começa a ser escrita, com novos serviços, novos públicos e protagonistas. É um lugar que merece ser descoberto e redescoberto pela população de Caxias”, convida o jornalista.

Veja mais fotos do Caminho Histórico Pátio Eberle:


A concepção do Caminho Histórico foi projetada pelo Studio MDA, que há 25 anos desenvolve projetos de circulação em ambientes complexos, criando estratégias de sinalização para diversos tipos de empreendimentos, como shopping centers, museus, universidades e hospitais. Já o projeto gráfico ficou a cargo da Túnel, agência caxiense que também resgatou detalhes históricos da metalúrgica local para inspirar e desenvolver o conceito criativo que a iniciativa demanda.

O novo atrativo fica no estacionamento do Pátio Eberle e pode ser acessado pelas ruas Sinimbu, Borges de Medeiros e Os 18 do Forte.

SERVIÇO

  • O que: Caminho Histórico Pátio Eberle – exposição permanente de painéis fotográficos sobre a história do prédio e sua relação com a cidade.

  • Quando: espaço é aberto ao público em horário comercial e o estacionamento, de segunda a sexta, das 7h às 23h, sábados, das 7h às 20h.

  • Onde: estacionamento Pátio Eberle (Rua Borges de Medeiros, 919 - de Caxias do Sul).

  • Importante: o público está sendo recebido seguindo o protocolo de cuidados necessários diante da pandemia de covid-19.


Leia também:

VEJA CINCO LIVROS TEÓRICOS DE REFERÊNCIA QUE VOCÊ ENCONTRA NA BIBLIOTECA QUINDIM

PODCAST: ANA CAROL THOMÉ DEFENDE IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO NATUREZA-INFÂNCIA

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim